Capítulo 09: Rosa Luxemburgo – Prisão e Fundação do Partido

No penúltimo capítulo da radionovela “Rosa Luxemburgo – Vida e Obra de uma Lutadora pelo Socialismo Democrático”, acompanhamos os intensos eventos que culminaram na fundação do Partido Comunista da Alemanha (KPD) e na trágica escalada de violência contra os revolucionários liderados por Rosa Luxemburgo.

Após longos meses de prisão na Polônia, Rosa finalmente é libertada em novembro de 1918, com o fim da Primeira Guerra Mundial. Apesar de doente e envelhecida, sua determinação permanece intacta. Rosa retorna imediatamente a Berlim, onde se reúne com Karl Liebknecht e outros membros da Liga Espartaquista. Juntos, eles lançam o jornal Bandeira Vermelha, uma voz revolucionária que rapidamente se torna um símbolo para os operários e soldados insatisfeitos com a recém-formada República de Weimar.

O episódio também narra os dias caóticos da Revolução Alemã. A monarquia cai, o imperador Guilherme II abdica, e a Alemanha entra em um período de agitação social. Greves, protestos e conselhos de operários e soldados surgem por todo o país, enquanto Rosa e seus companheiros buscam organizar as massas em um movimento revolucionário coeso.

No final de dezembro de 1918, Rosa, Karl e outros líderes revolucionários fundam o Partido Comunista da Alemanha (KPD). Em seu último discurso público, Rosa reafirma sua convicção de que o socialismo é a única alternativa à barbárie. Apesar de debilitada, sua voz ressoa com a mesma paixão e coragem que definiram sua vida.

No entanto, os ventos da repressão se aproximam. A República de Weimar, liderada pelo social-democrata Friedrich Ebert, organiza uma ofensiva contra os revolucionários, com o apoio de forças paramilitares de direita. Rosa e Karl são obrigados a se esconder, mas insistem em permanecer em Berlim, ao lado do povo, mesmo com o perigo iminente.

🎧 Ouça agora o emocionante penúltimo capítulo desta série que retrata os últimos esforços de Rosa Luxemburgo para transformar a Alemanha e o mundo. Um episódio de esperança, luta e tragédia que marca o clímax da vida de uma das maiores líderes revolucionárias da história.